Skip to main content
Todos nós, diariamente, somos obrigados a fazer escolhas. Estima-se que um adulto faz em média 35.000 decisões ao longo do seu dia. Não é à toa que chegamos exaustos no final de semana. Porém, ter uma tomada de decisão estratégica, nem sempre é possível, principalmente em setores que exigem que elas sejam tomadas a todo o momento.

No caso de engenheiros e gestores de engenharia dentro de uma obra, é preciso tomar decisões com maior frequência do que em outras áreas da vida. No entanto, para tomar as melhores decisões é preciso ter as informações necessárias sempre à mão.

Essa condição não é apenas uma questão de previsibilidade, é o sentimento de ter o controle da situação. Uma sensação de maior confiança sobre as informações repassadas, domínio sobre as alternativas e certeza sobre as decisões tomadas.

Afinal, diretores, gestores e engenheiros de obra estão sempre tomando decisões a respeito dos custos e prazo das obras, buscando atingir os melhores resultados possíveis, ao mesmo tempo que buscam novas oportunidades de negócio.

Neste artigo, você vai entender porque ter o domínio do canteiro é fundamental para tomada de decisão estratégica. Continue com a leitura e aproveite o conteúdo!

A importância da tomada de decisão estratégica na obra

A construção de um empreendimento envolve muitas pessoas e processos. Uma tomada de decisão equivocada pode fazer com que diversas fases do projeto fiquem desalinhadas, causando até prejuízos para a construtora, como o desperdício de materiais, aumento nos custos, atraso na finalização dos serviços etc.

A tomada de decisão estratégica é feita com base no que foi planejado em conjunto com o que está sendo executado e já foi finalizado. A partir das informações do projeto, o gestor ou engenheiro conseguem saber exatamente em qual ponto a obra está, o que está sendo feito, o que já foi finalizado e o que está em atraso.

Tendo acesso às informações estratégicas do projeto, diante de qualquer imprevisto, o gestor ou engenheiro conseguirá tomar uma decisão rápida, sem prejudicar o fluxo de trabalho. Isso porque as informações vão proporcionar previsibilidade, permitindo que o gestor entenda quais serão os impactos da sua decisão sobre a obra.

Sem esses dados, o gestor pode orientar a equipe de forma errada e prejudicar as próximas atividades do projeto. A seguir, veja como é possível ter uma tomada de decisão estratégica na construção civil adotando algumas práticas.

Tomada de decisão estratégica: conheça os maiores aliados na busca por domínio

Substituição de planilhas por softwares

Refletindo sobre essa busca por maior segurança nos momentos de decisão, podemos facilmente afirmar que é fundamental ter confiança e transparência sobre as informações apresentadas. Para fazer a correta gestão dessas informações, é importante buscar softwares específicos para isso, deixando de depender de planilhas em Excel ou da memória, já bastante cheia, da equipe.

Para contribuir com a sua tomada de decisão estratégica, os gestores precisam de softwares com maneiras simples de inserir as informações da obra, e mais importante ainda, que processem e apresentem de maneira fácil, direta e correta, por meio de métodos coerentes, os insights produzidos.

Consulta de histórico das obras

Com os recursos disponíveis nos softwares, é possível, por exemplo, buscar históricos de previsto e realizado, de prazo e custo, comparar com a situação atual do empreendimento e analisar as alternativas disponíveis para produzir o melhor resultado possível.

Isso vai fazer com que as discussões se tornem ricas e as decisões passem a ser tomadas com base em fatos e condições reais, não somente de acordo com a percepção ou experiência de uma pessoa específica.

Dados atualizados em tempo real

Para que as informações sejam efetivamente úteis e exista qualquer sentimento de segurança em relação ao que será discutido com base nelas, é imprescindível que estejam sempre em dia. A equipe deve poder atualizar as informações rapidamente quando necessário, ou melhor ainda, que possa mantê-las atualizadas continuamente.

Atrasar uma decisão em função da falta de informação, ou tomar qualquer decisão sem ter as informações adequadas, pode levar a uma oportunidade desperdiçada. Isso quer dizer dinheiro, tempo e pessoas não aproveitados.

Diversas informações podem ser classificadas como críticas o suficiente para que sejam atualizadas periodicamente. O cronograma atualizado e refletindo a realidade da obra, as medições sendo realizadas em dia e projeções acerca da receita e dos custos dos empreendimentos são ferramentas de trabalho básicas para qualquer diretor, gestor ou engenheiro de obra.

Uma forma de ter os dados atualizados em tempo real para facilitar a tomada de decisão estratégica na construção civil é adotando a técnica de Linha de Balanço. Esse modelo é comumente utilizado em projetos com muitos serviços de repetição, como na construção de prédios imobiliários, mas também pode ser adaptado para outros tipos de projetos.

Com a Linha de Balanço, os serviços são atualizados no tempo, de acordo com a sua dependência. Um serviço é entregue e o próximo dependente entra na fase de execução, e quando um serviço atrasa, as próximas atividades são atualizadas automaticamente. Assim, o gestor sabe exatamente o impacto que um atraso causou nos outros processos e não precisa replanejar seu cronograma, ganhando muito mais agilidade e previsibilidade.

A Linha de Balanço ajusta todo o cronograma e proporciona uma visualização de etapas que estão lá na frente.

Informações integradas e acessíveis

Além das informações estarem constantemente atualizadas, elas precisam estar disponíveis para todos os envolvidos. Isso quer dizer que devem ser de fácil acesso e não restritas apenas a algumas pessoas da empresa, ou escondidas em pastas dentro de pastas dentro dos computadores.

Buscar formas que permitam um acesso facilitado à informação contribui com a transparência e agilidade de decisão. Assim, utilizar softwares que permitam acesso pelo celular, dashboards compartilhadas e relatórios disponibilizados periodicamente são formas de garantir um tráfego livre. Isso contribui para evitar que existam “donos exclusivos da informação” e um processo burocrático, reduzindo assim a dependência da equipe nos momentos de necessidade.

Organizar as métricas e indicadores do empreendimento, como por exemplo, previstos e realizados de prazo e custo, IDP e IDC e restrições dos serviços, para que sejam acessadas e utilizadas facilmente nas reuniões da equipe é essencial para que as melhores decisões sejam tomadas rapidamente.

Comunicação padronizada e centralizada

Por fim, é importante que a comunicação entre todos os envolvidos seja centralizada e padronizada, isso faz com que a equipe tenha clareza sobre os objetivos a serem alcançados. Por consequência, o engajamento de todos aumenta, aumentando assim a probabilidade de alcançar os resultados esperados. O sentimento de dever cumprido reforça o sentimento de confiança entre todos.

A busca por maior domínio sobre cada etapa e decisão tomada em obra é algo que deve ser construído constantemente por todos da equipe. Esse sentimento de confiança deve existir entre todos, com base nas informações que estão sendo apresentadas. Dessa forma é possível alcançar resultados melhores e aproveitar as oportunidades disponíveis.

Ter total domínio dos processos que estão sendo executados na obra não é importante apenas para uma tomada de decisão estratégica. Essa visibilidade ajuda no projeto como um todo, fazendo com que o gestor saiba exatamente o que está acontecendo na obra e o que pode acontecer dependendo da decisão que for tomada.

Além disso, o gestor consegue avaliar melhor suas decisões e optar por não seguir com uma estratégia que pode prejudicar o projeto de alguma forma. Outro fator importante é que a visualização completa da obra também ajuda na redução de custos e desperdícios.

Ao identificar esses pontos, o gestor consegue agir para reduzir os desperdícios, mudando alguns processos ou métodos de trabalho, impedir que atrasos aconteçam, organizar melhor a força de trabalho em cada atividade, entre outros benefícios. Para se aprofundar ainda mais nesse assunto, confira o conteúdo em nosso blog sobre como extrair o melhor de um software para construção civil nos diferentes níveis de planejamento e leia também nossos outros materiais!

Veja uma demonstração