Skip to main content

O cronograma financeiro de obras é uma ferramenta utilizada para evitar atrasos e impeditivos na entrega do projeto. Além de minimizar os desperdícios e gastos excessivos, a visão físico-financeira  da obra permite agilidade nas tomadas de decisão. Dessa forma, o cronograma financeiro evita, entre outros erros, que o orçamento seja estourado.

Para ter esses benefícios, primeiro, é preciso desenvolver um cronograma factível e possível de ser executado. Estar conectado com as etapas da obra, entregas, compras e outros processos também é fundamental. Confira neste artigo dicas de como montar um cronograma financeiro de obras eficiente!

A importância do cronograma financeiro de obras

O cronograma financeiro de obras, assim como outros processos de um projeto, é o que ajuda a garantir o andamento e a conclusão da obra dentro dos prazos e orçamentos definidos. Isso porque, por meio do cronograma, o gestor consegue acompanhar todas as etapas da obra de forma detalhada. 

No cronograma, devem estar detalhados os serviços e materiais necessários em cada etapa, bem como o valor de investimento a ser feito. Com todas as informações descritas corretamente e o acompanhamento adequado, o gestor conseguirá monitorar todas as atividades com eficiência. Assim, poderá priorizar a compra e o armazenamento do que for necessário em cada momento.

As decisões também são tomadas com mais agilidade e eficiência, quando há um cronograma real sendo seguido. Além disso, o gestor consegue usar o documento como um recurso de histórico para fazer comparações entre o que foi planejado e o que foi executado, de fato.

Como você pode ver, o cronograma financeiro é um guia fundamental para que a obra seja conduzida no prazo, de forma eficiente e sem prejuízos ao orçamento.

O que é valor agregado e qual seu impacto na gestão financeira da obra

O valor agregado da obra é uma análise com base em custos e entregas do projeto que faz parte dos processos relacionados ao cronograma financeiro de obras. Com esse método, é possível analisar como está o desempenho da obra com relação aos seus custos e prazos. Para isso, utiliza-se como base os custos planejados, o valor utilizado na execução e como está o andamento real da obra.

Ou seja, se um valor foi definido para os seis primeiros meses do projeto, mas a obra já consumiu mais da metade do orçamento em dois meses, será necessário replanejar os gastos. Utilizando o método de valor agregado, a construtora consegue definir padrões e tendências, utilizando dados do passado e fazer prognósticos para o futuro. 

Assim, além de analisar o desempenho quantitativo de um projeto, a construtora identifica e analisa as falhas para que não sejam repetidas em outros projetos.

Isso quer dizer que o acompanhamento do valor agregado é importante para entender se o projeto está trazendo prejuízos financeiros para a construtora. Mas não só isso, é um recurso de aprendizado, se for bem utilizado.

Como montar o cronograma financeiro

Os elementos que fazem parte do cronograma financeiro de obras precisam ser bem compreendidos. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como você pode organizar este processo na sua construtora. Confira!

Construa as EAPs (Estrutura Analítica do Projeto) 

Divida o projeto em etapas para construir as EAPs que serão utilizadas (de planejamento, de orçamento etc.) Utilize o planejamento de obras para isso, separando-o em pacotes de trabalho. Nos pacotes, devem estar descritas todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto. Isso inclui os materiais necessários e a mão de obra que deve ser contratada em cada fase. 

Além disso, detalhe, ao lado de cada pacote de trabalho, quais são os prazos para finalizar as etapas e o custo de cada uma delas para o projeto. Utilize o seu custo global para fazer essas definições.

Faça o sequenciamento das atividades 

Depois que separar as atividades, ficará mais fácil identificar em que momento do projeto cada serviço será executado. Isso será possível por causa do detalhamento, que também vai ajudar a definir a ordem das atividades. Lembre-se de revisar os materiais e a mão de obra que será necessária em cada uma delas. 

No sequenciamento das atividades, você ainda terá que definir outros pontos, como:

  • materiais que devem chegar primeiro;
  • como será o armazenamento dos materiais, em quais locais e quais serão armazenados ou não;
  • atividades que serão executadas de forma simultânea;
  • atividades que podem ser priorizadas de forma independente, caso surjam imprevistos.

Essas definições servirão como guia e devem estar previstas no seu cronograma financeiro de obras. Assim, no momento da execução, todos já saberão o que precisa ser feito. Dessa forma, evita-se que mais tempo seja perdido.

Defina prazo e custo 

Revise tudo que foi definido com relação ao cronograma financeiro e defina quais são os prazos e os custos para a execução dos serviços. Considerando o orçamento disponível, essas definições devem ser as melhores para o projeto, garantindo que a melhor qualidade será entregue a cada fase. 

Os pacotes de trabalho devem ter um prazo para ser finalizado e um custo máximo de investimento. Despesas extras podem extrapolar os recursos e encarecer o projeto, por isso é preciso que tudo que foi definido em cronograma seja possível de atingir.
O cronograma financeiro de obras é uma etapa fundamental no seu planejamento. Quer saber se o projeto vai dar o retorno esperado com o investimento que está sendo aplicado? Veja como fazer o gerenciamento de valor agregado da sua obra!

ebook gerenciamento de valor agregado