Planejamento

Alternativa à metodologia de Gantt: ganhe mais eficiência com a Prevision

By 7 de agosto de 2020outubro 1st, 2020No Comments

Diversos sistemas amplamente utilizados no planejamento de obras encontram como maior desafio o fato de não serem desenvolvidos especificamente para o setor da construção civil, sendo, por vezes, inadequado para o dia a dia da obra. Por esse motivo, muitos profissionais buscam uma alternativa à metodologia de Gantt.

Ter uma solução para substituir essa ferramenta, que proporcione uma visão simplificada e agilidade para revisões e análise de cenários durante os processos de planejamento e cronograma de obras, vai oferecer diversos benefícios para o controle do projeto e seus custos. 

Neste artigo, você vai descobrir como ganhar mais eficiência em seus projetos utilizando a Prevision como uma alternativa à metodologia de Gantt. Acompanhe!

Prevision como alternativa à metodologia de Gantt: veja as vantagens de usar a plataforma na rotina de obras

Apesar de ser bastante utilizada na construção, a metodologia de Gantt é genérica, que pode ser aplicado para qualquer tipo de projeto, não apresentando as características e adequações específicas para a construção civil. 

Assim, a metodologia acaba sendo até muito inapropriado para a rotina das construtoras e acaba não sendo prático para o dia a dia da obra.  

O grande ponto é a complexidade da ferramenta para realizar os ajustes no cronograma físico-financeiro, tão comuns  e necessários no dia a dia da obra. 

Isso impede que se tenha uma visão mais acertada sobre os impactos que tais alterações terão sobre os custos e o calendário da execução (Previsto x Realizado). Além disso, a previsibilidade para novos cenários também acaba não sendo muito efetiva com esta metodologia.

Pensando em atender os profissionais de forma completa, tornando o planejamento mais estratégico e ágil, além de oferecer maior previsibilidade para as obras, desenvolvemos a plataforma Prevision.

A Prevision proporciona uma gestão eficiente de obras que permite, aos profissionais, acompanhar o andamento do projeto e ter informações com maior agilidade, assertividade e previsibilidade para fazer mudanças e correções de prazos e investimentos com antecedência, re-calcular rapidamente os cronogramas, além de outras vantagens. 

Alcance uma gestão eficiente de obras com a Prevision!

Assim, ganham tempo e precisão na tomada de decisões e atuam de forma mais estratégica nos projetos.

Veja a seguir quais são os benefícios de adotar a Prevision como alternativa à metodologia de Gantt em seu planejamento de obras. 

Panorama atualizado do projeto

A metodologia de Gantt é uma técnica de planejamento antiga, concebida há mais de 100 anos. Por isso não está alinhada a conceitos modernos como o Lean Construction.

Por causa disso, o cronograma se  torna pouco flexível, principalmente no que diz respeito a elaboração de uma EAP  de planejamento adequada e que seja diferente da EAP de orçamento.

Algo fundamental para realizar um bom planejamento e controle de obras, mas que acaba não acontecendo na prática.

A consequência é um cronograma de obras com milhares de linhas, resultando em uma inoperância nos momentos de planejamento, revisão e replanejamento por parte das equipes. Essas atividades se tornam difíceis e o cronograma da obra é muitas vezes abandonado.

Na Prevision, o planejamento físico da obra é baseado na metodologia da Linha de Balanço, aderente aos conceitos do Lean Construction, permitindo uma visualização simples, porém poderosa do cronograma que possui uma EAP própria e diferente da EAP de orçamento.

Com isso é possível entender o que precisa ser feito em cada etapa e em cada lugar da obra de maneira prática e direta, diferente do que prega a metodologia de Gantt.

Além disso, é possível criar uma rede de dependentes, deixando a elaboração do planejamento e os replanejamento mais ágeis, sendo possível entender os impactos das decisões rapidamente.

Assim, tornamos o cronograma da obra parte da rotina da empresa, centralizando a visão e tornando-se uma fonte de informação primordial para a empresa.

Dados centralizados em um único lugar

Planejar e replanejar o cronograma de obra é uma tarefa trabalhosa e demorada. No decorrer do projeto, quando as análises de performance são realizadas, as construtoras acabam utilizando diversas planilhas, ferramentas e recursos externos, sem padrão de visualização e descentralizado para atualizar os dados. 

Esse processo acaba gerando uma insegurança e inconsistência nas informações. Consequentemente, atrasa e dificulta a tomada de decisão por parte das equipes e da diretoria, dando uma visão diferente da realidade e prejudicando a tomada de decisão.

Quando desenvolvemos a Prevision, a visualização rápida e unificada era um dos pontos mais importantes, pois é fundamental que o profissional consiga visualizar tudo em um só lugar.

Pensando nisso, desenvolvemos um dashboard, onde qualquer pessoa envolvida no projeto consegue ter acesso a todos os principais indicadores das obras em uma tela. 

A tela também apresenta todas as obras para comparativo, ou por detalhamento, e é conectada ao cronograma, sendo atualizada em tempo real conforme as informações são adicionadas e as simulações são feitas.

Cálculo e organização de cronograma

A metodologia de Gantt, quando utilizada em obra, é uma ferramenta difícil de manusear e isso acaba afastando as demais equipes do cronograma. Longe dessa etapa, esses profissionais não conseguem fazer análises e ponderações que vão agregar para o projeto.

Por causa da falta de uma visualização clara das informações, a equipe de planejamento acaba tendo dificuldade para pensar em diferentes cenários de obra e para entender os impactos de cada um deles, ou de cada decisão. A consequência desse cenário é uma baixa previsibilidade sobre as entregas e as etapas da obra.

Na Prevision, isso é facilitado por causa da visão em Linha de Balanço. O cronograma é baseado em localizações e apresenta, de forma simples, o que deve ser feito em cada local da obra no tempo certo, sendo possível entender os ritmos de execução de cada serviço, os pontos de inconsistência,  interferência e etapas onde os recursos não estão otimizados.

Descubra como nossos clientes conseguiram alcançar a eficiência no controle de obras. Veja os cases Prevision: controle de obras com eficiência

Informações na palma da mão

O aplicativo da Prevision entrega as informações sobre o andamento da obra, permite a inclusão de dados sobre a medição da obra e acompanhamento dos indicadores.

As informações são conectadas e atualizadas em tempo real, assim todos conseguem acompanhar o cronograma, saber o que foi entregue e o que está previsto para as próximas fases do projeto.  

Relação entre planejado e executado 

A curva S é uma metodologia usada na gestão de projetos que apresenta a relação entre o que foi planejado e o que foi entregue em uma obra. 

O objetivo de usar esse método é ter controle sobre a evolução do projeto e processos que podem impactar no cronograma da obra. 

Com a Prevision, a equipe do projeto têm acesso a informações claras, que mostram o que não cumpriu com o planejado e os gargalos gerados a partir desses atrasos. 

O levantamento desses dados permite que os profissionais acompanhem cada fase com mais atenção. Isso permite a correção de falhas do cronograma e que os impactos nos custos e entrega da obra sejam minimizados.

Confira o Case Laguna e veja como a construtora estruturou sua área de planejamento e controle de obras

Processos mais inteligentes e estratégicos: uma alternativa à metodologia de Gantt

A Prevision torna os processos mais inteligentes e estratégicos do que com o uso da metodologia de Gantt. Isso porque permite agrupar os dados sobre as obras e utilize essas informações para melhorar suas entregas. 

Ao passo que os projetos são executados, o sistema é alimentado com informações. Isso facilita o desenvolvimento de planejamentos otimizados e cronogramas mais reais. 

A conexão que o sistema permite, integrando todas as áreas da obra, estimula um aprendizado unilateral. 

Os profissionais do escritório se aproximam do canteiro de obras e as equipes em obra conseguem participar mais ativamente de etapas estratégicas do projeto. 

Por fim, a Prevision conta com uma API que permite conectar as informações geradas pela plataforma e outros sistemas. Pode-se também fazer integrações com outros softwares, como os ERPs. Eles unem o cronograma da obra com outras disciplinas, como a financeira.

Assim, os profissionais envolvidos no projeto conseguem fazer uma gestão mais estratégica, consistente e com resultados potencializados. Tudo isso como uma alternativa à metodologia de Gantt.

Quer saber como a Prevision pode ajudar na sua obra? Experimente agora!

Leave a Reply